Oncle's Facebook

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Porto, quão tarde te conheci...

Conhecer...Quantas acepções haverá para esta palavra? E quantas vezes tenho feito esta citação do Padre Américo, repetindo propositadamente a palavra Porto: Porto, Porto, que tão tarde te conheci...

Conhecer. Infinitivo. Impessoal. Por isso conhecemos sem conhecer.

Por isso não quero conhecer. Quero ser. Quero ser muito. Não quero poder. Não quero quero. Não gosto de quero. Gosto de sou. Não gosto de sou. Gosto de estar. Gosto de ser. Não quero saber!

E ontem, pareceu-me tão curta a Marechal, tão pequena a Avenida da Boavista e tão bonita a Rotunda. Depois disso consegui passar dois sinais vermelhos na Av. da França (não é “de” França é “da” França), ouvi umas apitadelas no cruzamento com Domingos Sequeira que me pareceram música, fiz toda a VCI a 80 (Quilómetros por hora e não milhas por hora) e vim na auto-estrada muito abaixo dos 120. Nem sei se cheguei. Sei que me apetecia regressar.

Fantástica viagem. Terá sido algum efeito do Earl Grey? Se foi, não foi secundário. E fui no meu carro. Mas não foi do carro. Esse é secundário.

Hoje estou hermético e ninguém me atura.

2 comentários:

  1. Se está ou sente hermético, só o Tio o sabe ou sente. Sente-se como o deus Hermes; foi atraído por ciências ocultas, nomeadamente a alquimia;encontra-se totalmente "fechado", não deixando penetrar nada, nem ar,nem qualquer líquido; considera-se difícil de compreender, de interpretar; quer ser impenetrável, obscuro, ininteligível...?
    Lançando um OLHAR sobre este texto, aprecio-o à minha maneira de OLHAR, uso esse OLHAR para o interpretar como o sinto.
    Este seu alinhavar de palavras são o que se quiser, basta serem apreciadas pelo OLHAR de quem as lê.

    PS- Se foi efeitoso Earl Grey vou já beber uma chávena para sentir o efeito...

    ResponderEliminar
  2. Maria Teresa,
    Estou rendido... de facto, para quem quer OLHAR nunca estamos completamenta HERMÉTICOS. Querer e olhar, um tema intressante...
    Quanto ao Earl Grey, os efeitos são mais fortes se for tomado na Padaria Ribeiro...

    ResponderEliminar

Hmmm! Let's look at the trailer...