Oncle's Facebook

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Temporária

Esta palavra assume, desde ontem, novos significados que levaram à sua inclusão no Pacionário, o conhecido Dicionário da Paciência e do Paços, com ç, à antiga…Como sabem os meus leitores mais atentos este Pacionário é uma recolha de vocábulos empreendida pelo Tio do Algarve, publicada em adenda ao Ticionário, mas não faz parte dos neologismos da sua responsabilidade. Nesse compêndio o Tio apenas divulga as criações artísticas dos outros …

Temporária, no DILPAC, o Dicionário da Língua Portuguesa Antes do Acordo, significa coisa não duradoura, efémera, eventual, de curta duração. Um exemplo de utilização: “Esta medida de aumento do IVA para 21% é temporária”. E assim ficámos todos a saber que a aplicação dessa taxa de 21% duraria pouco tempo.

No Pacionário o significado é completamente diferente. Temporária significa uma coisa que aconteceu num determinado tempo, num momento concreto. Temporária, neste novo contexto, não tem qualquer ligação com a duração dos efeitos ou com o prolongamento no tempo da acção. O melhor exemplo que encontro para ilustrar este significado do vocábulo “temporária”, no novo Pacionário, é a frase: “O corte nos subsídios de férias e Natal dos funcionários públicos é uma medida temporária”.

É agora claro para quem me lê, que o que se pretende dizer é que esse corte ocorreu num determinado momento, num tempo concreto….

24 comentários:

  1. E esta nova definição de temporária não será temporária.

    ResponderEliminar
  2. Temporária para mim, que não tenho aqui dicionário, quer dizer:
    "vais ficar definitivamente mais pobre"
    beijinhos :(

    ResponderEliminar
  3. Daniel, again:
    Afinal é um motocontínuo, que se pensava impossível. Tiram de onde já não há nada para tirar...

    ResponderEliminar
  4. Sem grandes delongas e sem escolha de calhamaços quero ir direito ao assunto:estamos "arrumados" e não é de forma temporária...

    ResponderEliminar
  5. Mas claro que os 21% foram temporários... há muito tempo que passou a 23% lol
    Claro que metade do subsídio de Natal era temporário... agora vai ser todo... depois... logo inventam outro esquema para comprovar o temporário.
    Adorei não mexerem nas taxas do iva... os produtos vão, apenas, mudar de escalão, incluindo muitos de 6 para 23%... claro que de 13 para 23 não se vai notar tanto... mas, por exemplo... se o peixe for congelado ou enlatado, em vez de fresco, e o feijão em vez de cru vier numa lata, passamos a ter peixe e feijão a 6 e a 23% em simultâneo... coisa gira.
    Eu que até gosto de comprar o feijão enlatado já cozido porque poupava no gás... vou ter que fazer contas porque se o gás aumenta de 6 para 23 no iva, ora o feijão cru é a 6 mas gasta gás e o cozido paga 23 mas poupa no gás que passa a 23% de iva. Vê bem como já ando a fazer contas... mas já vi que nos lixam das duas maneiras lol
    Se calhar... querem que passemos a comer tudo crú... tipo coelho lol
    E pronto... estive temporariamente a divagar lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Tive que ir ver no dicionário o que era logomaquia... ;)

    ResponderEliminar
  7. É um temporário "sine die" definitivo. Como já alguém referiu, daqui a 2 anos os que estão no poleiro até dirão que tais subsídios é que foram atribuídos temporariamente, durante muitos anos, e que "agora" (daqui a 2 anos) é que a situação está reposta.

    ResponderEliminar
  8. Isa,
    Acho que sempre soubemos que seria assim... Como a manutenção das taxas do IVA. Falácias! Há dias um brilhante entrevistado, em directo, disse que não se apercebia que a gasolina tinha aumentado: Metia sempre 50 euros...
    Enfim,é o que temos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Daniel,
    :)
    Para já ainda não se paga imposto pelo uso destes palavrões, mas não falta muito. OCmeçam pelos 6% e depois passam para 13 e a seguir 25%!!!

    ResponderEliminar
  10. Tio do Algarve:
    Estou um pouco confuso. O relógio aqui do Portuguese Way marca 4:45 PM. Isto é hora de outro pais...

    ResponderEliminar
  11. Daniel,
    Bem observado! É que estou emigrado...
    ;)

    ResponderEliminar
  12. Muito bem. Segundo parece só os tolos ficaram no país. (sendo eu um deles)... ;)

    ResponderEliminar
  13. Daniel,
    Eu também sou um desses! Só o blog é que anda por fora ;)

    ResponderEliminar
  14. Bom... depois de ler o que já foi escrito e comentado pouco posso acrescentar.
    Deixo apenas a pergunta:
    a programação do relógio do teu blogue é temporária ou definitiva?
    É que até tenho os fusos horários embaralhados... hehehehe

    ResponderEliminar
  15. Orquídea Selvagem,
    O meu toshas leva-me para viagens noutros locais. Às vezes é ao contrário. O que importa é o que fica...E hora? Bem acho que um dia faço um post sobre o assunto.

    ResponderEliminar

Hmmm! Let's look at the trailer...