Oncle's Facebook

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Penalizar e panalizar


Mais uma entrada do Ticionário que partilho com as minhas estimadas leitoras e leitores (a política está a voltar “ao de cima”), e onde também pretendo mostrar que as teorias Freudianas se aplicam a muito mais situações que o próprio Freud poderia imaginar…

A palavra panalizar, foi um lapsus linguae de um político que há dias visitou a terrinha, nessas viagens que servem para justificar os custos de deslocações, as ausências no parlamento e uma data de tretas e que aproveitei para interpretar de forma tiosiana.

Penalizar, significa causar dor, castigar, infligir castigo ou sanção. O significado de PANALIZAR, de acordo com o Ticionário é bem mais complexo. Panalizar significa atribuir tachos (tacho é um sinónimo de panela). Por isso quando ouvirem alguém dizer que o povo fica panalizado por deixar de se construir determinada estrada, scut, metro de superfície, auto-estrada, ou mesmo por ser extinta alguma entidade reguladora de qualquer coisa (excepto a aquela a que julgo já me ter referido, a ERSEx -Entidade Reguladora do Sexo), significa que ganhou um tacho em detrimento dessa obra, que talvez não beneficiasse ninguém a não ser um grupo muito restrito, para deixar de fazer barulho ou pressão…

Por outro lado a complexidade de utilização desta palavra advém também do facto contrário, da utilização com sentido oposto, isto é: se essa estrada, scut, metro de superfícies, ponte Europa – ou outra - se construísse, então também alguém iria ficar panalizado…

Panalizar é muitas vezes ouvido em vez de penalizar. Pensei que podia ser um problema de dicção mas, depois de se saber o significado, o Freud explica o porquê…

Assim penalizado e panalizado não são antónimos, nem sinónimos, são afinal parónimos nesta parvónia a que dou o nome de República dos Platónimos (mais um neologismo derivado do castelhano plátano, ou em português: banana) …

E assim fica explicado o que o político quis dizer quando referiu estarmos todos panalizados, e também mais um contributo para a justificação do nome república das ditas.

8 comentários:

  1. Acabaste de enriquecer o nosso dicionário com mais uma palavra. Meti "panalizar" no google e o teu site aparece logo em primeiro lugar. Eheheheheheh=)

    ResponderEliminar
  2. Mas são tantos os lapsus linguaeS lol dos políticos... sabes que para subir nas carreiras de lambe-botas, não sobra tempo para aprender essas minhoquices de português lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. O Euro panalizou os países paneleizados...

    ResponderEliminar
  4. Caro LOL,
    Obrigado! Também fui experimentar e é mesmo como dizes!!!! Foi intervenção tua?
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Isa,
    Começo a pensar que tens razão. Ouvimos cada disparate...
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Daniel,
    Panalizou todos os euro-políticos, euro-especialistas e etc... E nós penalizados estamos com estas panalizações...
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Meu amigo, este seu Ticionário está cada vez mais enriquecido com as sábias palavras com que os políticos nos panalizam :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Fê,
    Eles ensinam-nos tanto...Perdão, elem ençinam, queria eu dizer!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Hmmm! Let's look at the trailer...