Oncle's Facebook

quinta-feira, 12 de junho de 2008

A sobremesa

A cereja no topo do bolo do repasto...É fantástico o que se pode fazer neste campo. Mas, levando à letra a frase de abertura, uma taça com cerejas tem imensas possibilidades... Com Vinho do Porto a ajudar então ainda se torna mais interessante esta sobremesa, que pode ser servida como entrada. Até gosto mais desse simpático fruto, redondinho e encarnado, como entrada.

A única parte menos agradável é o caroço. Não deve ser engolido, ou deglutido, para os mais técnicos. Cuspido também não ficará muito elegante, é fazê-lo com elegância e discrição, como deve ser, sff.

Da entrada dependerá muito o modo como vai assentar o prato principal. Habitualmente dou muita atenção às entradas ou preliminares, como também lhes chamam.

A cor é a da paixão e forma arredondada, lembra o planeta de origem, Vénus, obviamente. Dizem que a Eva tentou o Adão com uma maçã. Evidente que não acredito que tivesse sido essa a fruta, mas não faz mal. O que tenho a certeza é que se fosse ao contrário, o Adão poderia socorrer-se das nossas queridas cerejas para tentar a Eva. Nem é preciso muita imaginação para as usar num prato giro, interessante e até saboroso, mas de entrada. Estou a ver que ainda não é desta que vamos para as sobremesas...

Experimentem mergulhá-lhas em vinho do porto, doce, concerteza...O efeito é fascinante e transcende o sabor, levando-nos para aqueles campos onde alguns dizem que ou é proibido ou é pecado. Não sou desses.

A minha receita é simples:
Junte uma boa companhia, ½ Kg de cerejas, 1 garrafa de vinho do Porto e duas taças.Deixe aquecer o ambiente e vá servindo as cerejas.
No entanto, se não gostarem delas ao natural, com vinho do Porto poderão sempre tentar outra receita, muito mais elaborada, enviada para o moo:

http://www.moo.pt/receitas/receita/doces/pave_de_chocolate_com_cerejas/WL3xsaT9mEtnxczh/

A receita não é minha. A autora, de acordo com o site, chama-se Bruna Paz. Deve ser deliciosa (a receita...), mas nunca experimentei. Então aqui vai a receita de Pavé de Chocolate com Cerejas:

Ingredientes:
1 lata(s) de creme de leite
1 pacote(s) de biscoito champagne
200 gr de cereja em conserva
3 unidade(s) de ovo
1 lata(s) de leite condensado
1 lata(s) de leite
1 colher(es) (sopa) de amido de milho
1 colher(es) (café) de essência de baunilha
500 gr de chocolate ao leite
50 gr de castanha de caju picada(s)

Preparação:
Para o Creme Branco: despeje numa vasilha o leite condensado; a mesma medida dessa lata, de leite de vaca, os ovos (somente as gemas), o amido e a essência. Misture tudo muito bem e peneire essa mistura, levando ao fogo baixo (sem parar de mexer) até obter um creme.
Para o Chocolate: coloque em banho-maria o creme de leite e o chocolate até derreter por completo. Adicione as castanhas.
Montagem: primeiro coloque numa travessa os biscoitos, segundo o creme branco, terceiro o creme de chocolate, quarto as cerejas picadas.
Faça a montagem nessa ordem até o fim.

Nota muito importante: Esta receita foi retirada do site referido, sem qualquer alteração.

Por mim ficava só pelo chocolate ou pelas cerejas, dependendo da companhia, claro... Amanhã é feriado, há muita gente que não trabalha. Nós cá estamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Hmmm! Let's look at the trailer...