Oncle's Facebook

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Carnaval e Mascarada


Esta notícia do fim do feriado do Carnaval, vem a despropósito da época em que estamos, as vésperas do Carnaval… É certo que o Carnaval talvez não fosse um feriado da lista de feriados oficiais, religiosos ou políticos, mas era, e é, um Feriado social. Um Feirado com F grande, de pleno direito. A palavra com F, aplica-se a Feriados, F. !

Este ano, num gesto revivalista do melhor período cavaquista (um período da magistratura de intolerância de Poncius Cavacus), resolveu o nosso primeiro, quinze dias antes do dito, anular essa réstia de esperança de podermos brincar ao Carnaval. F.! Não tive acesso ao telemóvel do Carvalho dos Segredos e, como tal não sabia de nada! Foi um balde de água fria. Outro F.!

O Carnaval é brincadeira, mas é brincadeira séria, não pode ser levado a brincar por quem toma decisões deste tipo, a brincar connosco quanto estávamos a preparar-nos para brincar a sério! Assim nem é uma mascarada. É um filme de terror, com choques, imprevistos, facas a saírem por trás das cortinas… E tão em cima da hora, que nos deixam o coração aos pulos! F.!

O arzinho de que nunca se engana, comeu a papinha toda, e se portou bem na aula da Merquela, estava lá, todinho. Assim a intolerância, com ponto alemão, mas sem sabor a Colónia (terra de grandes tradições carnavalescas), substituiu a tolerância de ponto para a visita à corte do Rei Momo… F.! E este F. não é de Fasching!

Este ano não há coelhinho da Páscoa. Ficamos pelo do Carnaval! E dura, e dura, e dura… Isto se não nos fizer uma visita de estudo a Loulé, desta próxima terça-feira a oito dias. Aí já não posso garantir nada…


PS. Parece que afinal foi à aulas da Merquela, mas estava distraído. Queremos Carnaval e uma mulher a sério, no poder. E Weiberfastnacht, já!

6 comentários:

  1. Fosse uma decisão dessas tomada no Brasil e daria direito a revolução! : )))

    ResponderEliminar
  2. Andei a pôr a leitura em dia e achei curioso naquele post dos Alquimistas... ficar a saber que o signo do tio pertence ao fogo... pois o meu é água... confesso que é uma grande chatice e muito cansativo... uns dias, uma baía num país tropical, outros... especialmente quando ouço aqueles "marmanjos" que nos vão pondo a vida na Quinta dos Infernos, aí... a ondulação fica brava... sejam rosa ou laranja, vão todos contribuindo para me deixar na penúria ou pior... vão-me roubando anos de vida.
    Como bem dizes o que custa mais são: os choques, os imprevistos e a espera... pela próxima facada... quanto ao Carnaval vai passar a ser deles e só deles. Nós, há muito tempo que passámos a ser, apenas... os bombos da festa... deles.

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Catarina,
    Os brasileiros, nalgumas coisas ficaram com o que os portugueses tinham de bom...
    ;-)

    ResponderEliminar
  4. Daniel,
    Pois é há sempre os tipos que adoram estragar as brincadeiras dos outros...Parece que conseguiram estragar as nossas, mas não.

    ResponderEliminar
  5. Isa,
    Por muito pouco não era escorpião. mas acho que se nota alguma influência...
    Sinto de forma parecida, a mim apagam-me as chamas ou transformam a minha vida num incêndio, quase sem controle, mas enfim, há que continuar e a ironia é uma arma que mão podemos perder. Podem bater à vontade, porque no fundo, no fundo, não os sinto...
    Mas que estamos mesmo mal, estamos.
    Bjs!

    ResponderEliminar

Hmmm! Let's look at the trailer...