Oncle's Facebook

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Alquimistas da alma

Os alquimistas eram uma espécie de magos que para além da procura da transmutação de metais menos ricos em ouro, procuravam o elixir da vida eterna… A pedra filosofal permitiria atingir esses desideratos, aproximando o Homem de Deus. Os Alquimistas foram antecedentes dos químicos, uma combinação de filósofos, mágicos e astrónomos, que viveram rodeados de misticismo… Hoje acredita-se que usariam uma linguagem simbólica, e que a transmutação do metal menos nobre em ouro significaria a abertura da mente para o conhecimento, a transformação da pedra bruta em pedra polida…

Os quatro elementos, fogo, ar, água e terra, base de todas as coisas do universo, poderiam corresponder aos planos espiritual, mental, psíquico e físico do Homem…

Diz-se muitas vezes que somos terra e em terra nos iremos transformar, mas também sabemos que os primeiros seres vivos na Terra habitavam nos mares e apenas milhares de anos depois se dirigiram para terra. Também se diz (e a mim quantas vezes) que se anda com a cabeça no ar, pretendendo dizer que se está distraído, num outro mudo que não o presente. E que dizer do fogo, o elemento do meu signo?

Tive há algum tempo uma experiência notável, viajei ao interior de mim. Uma visita introspectiva onde, atravessando águas mais agitadas, flutuei até à tranquilidade da minha consciência, um lago calmo e repousante…

Repeti a experiência passado algum tempo e, tal como me disseram, foi ainda mais envolvente. Fiquei com a certeza que vimos da água, fazemos parte da água, somos água!

Em quase todos os povos e religiões há cerimónias de iniciação e libertação com água. Percebi finalmente porquê. A água liberta-nos, a água tira-nos da terra, faz-nos atravessar o fogo e leva-nos ao céu, ao nosso céu, ao nosso refúgio de tranquilidade.

Não tive oportunidade de escrever um comentário no livro da pessoa que me guiou nesse último percurso e de quem recebi essa última sessão, por isso aqui fica o meu testemunho. Não o podendo fazer em privado, aqui fica em público, em jeito de proclamação que não chegará à pessoa a que se destina, mas me liberta, já que é pública.

Mais do que terapeutas ou watsu practitioners, são alquimistas da alma, que nos levam numa viagem à volta de nós próprios, até nosso eu mais profundo, ao núcleo da nossa personalidade, ao nosso centro de bem-estar… E assim depois dessa viagem intensa, pessoal e subjectiva, de auto-descoberta, podemos voltar a ser, com os outros…

Um obrigado do tamanho do oceano, a estas sereias que nos conduzem nestas viagens, não ao fundo dos mares, mas ao fundo de nós mesmos.

6 comentários:

  1. Lindas Sereias Das piscinas, que nos levam ao céu, mesmo sem diamantes...
    ;-)

    ResponderEliminar
  2. Agora a sério, são piscinas iguais ao filme que não sei se viste, Viagens alucinantes, Ken Russell,

    http://www.imdb.com/title/tt0080360/

    Eu pessoalmente nunca tive uma experiência que possa chamar mística, mas parece-me bem.

    ResponderEliminar
  3. Daniel,
    Não vi :-(
    Mas vale a pena ter uma experiência destas!

    Mística, neste caso é uma química muito especial. Fiquei fan.

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    vim visitar o seu espaço e ler esta sua partilha, que julgo terá sido feita depois de receber 2 sessões de Watsu.
    Não fazendo ideia de quem se trata, nem de quem terá sido a sereia que o embalou, não posso ficar mais feliz em ler as suas palavras. O Watsu é, de facto, mágico. Mudou a minha vida e estou certa de que tem o poder de mudar qualquer vida. O Amor que sinto por essa magia, fez de mim uma pessoa diferente e muito mais feliz. Por isso, consigo entender as suas palavras e, por isso, o seu testemunho é MUITO importante.

    Quanto ao meu blog... não sei o que se passa para impedir as suas tentativas... não sou perita nestas coisas, mas vou tentar perceber :)

    De qualquer modo, pode sempre seguir o Watsu no nosso site: www.watsu.pt
    ou via facebook: Watsu Em Portugal

    Agora que já sabe como e onde, pode sempre voltar :)
    Saudações Aquáticas,
    Sereia*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela vista Sereia.
      O mundo é tão pequenino e 2/3 dele são água...voltarei de certeza!

      Eliminar

Hmmm! Let's look at the trailer...