Oncle's Facebook

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Tocata e Fuga, uma variação selecta do popular Toca-e-foge

Sempre pensei que Bach era o músico das Fugas, mas afinal parece que estava enganado! Recordo a Tocata em Fuga em Ré Menor, num órgão de tubos, magistralmente interpretada, e que chegava até à alma, pela energia que transmitia. Curiosamente não me lembro de ter alguma vez ouvido o Adágio e Fuga em Dó Menor, composta cerca de 100 anos depois por Mozart, compositor que gosto imenso de ouvir, e cuja vida foi há alguns anos transformada em filme por Milos Forman. Nesse filme, Amadeus, a história é narrada por Salieri, outro músico da época, que se presume tenha envenenado Mozart, por inveja. Confesso que vi o filme há séculos e as minhas memórias podem ser um pouco imprecisas…

Recentemente Mozart voltou à ribalta e toda a gente ficou a saber que há ordem para fugir da ordem. Não me parece que esta fuga seja um bom adágio, mas pelo se ficou a saber, depois de tocados pela fortuna, há que fugir, que é como quem diz: “estamos no ir”, ou em macarronic english: We are ongoing, variação sem dó do: off we go (with the money, I say)

Enfim, uns compõem peças musicais para deleite de outros, alguns servem-se das partituras para subir na vida…O que é certo é que estas obras de Mozart, não podem ser compradas em qualquer loja…Talvez se veja um concerto na televisão, depende do canal…

E porque a vida é feita de ligações, deixo os links para quem quiser ouvir estas duas boas fugas e fugir, por uns momentos, desta sinfonia em dó maior, a que assistimos no dia-a-dia e que nos faz doer a todos!

Tocata em Fuga em Ré Menor de Bach



Adágio e Fuga em Dó Menor de Mozart

 


6 comentários:

  1. Os teus trocadilhos são uma delícia... quase tão deliciosos como um chá de rooibos acompanhado por torradas e chocolate de laranja :))

    Vou ouvir as sujestões musicais que nos deixas... (mas não prometo gostar!)

    :)

    ResponderEliminar
  2. errata:
    eu queria mesmo dizer era *sugestões

    ResponderEliminar
  3. O Adágio de MOZART não reconheço. N
    Agora a tocata de BACH sim.
    Este vídeo é assombroso. A peça é magistral... o orgão grandioso e imponente... o intérprete sem mácula (se tocar com 2 mãos e com aquela destreza é difícil... então juntar os dois pés "à festa"... vai lá vai!)

    Gostei muito.
    :)

    ResponderEliminar
  4. Orquídea,
    Adoro chá de rooibos... E com torradas e chocolate laranja deve ser o máximo!
    :-)

    Ainda bem que gostaste!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Isa,
    Pois uns aventais dão sempre jeito, independentemente da cor!
    Bjs

    ResponderEliminar

Hmmm! Let's look at the trailer...