Oncle's Facebook

domingo, 6 de setembro de 2009

O rosto e as máscaras

Não, não vou falar de Fernando Pessoa, menos ainda do Álvaro de Campos, o meu heterónimo preferido. Vou falar do António Bernardo, que hoje, pela primeira vez usou uma máscara, com um propósito aparentemente diferente do habitual.

As máscaras que no Carnaval muita gente usa, usam-se no dia-a-dia para encarnarmos outros personagens que não nós mesmos. Às vezes temos uma máscara de nós mesmos, mas só no nível mais elevado da transfiguração social.

Hoje o pretexto da máscara foi a famigerada Gripe A. Sim gripe A de António e toda a gente de mascarilha, como se se preparasse para brincar aos médicos e enfermeiras. Claro que, pelo sim pelo não, ainda tenho a minha no bolso, nunca se sabe o que a noite nos pode trazer, e é bom estar prevenido.

Lá andámos todos fantasiados, como na vida real, a fugir desse vírus que, não sendo tão perigoso como os seus outros primos, tem o poder de nos por de máscara, nesta altura tão conveniente...
A experiência foi gira, toda a gente de máscara igual (uma ideia para próximas festas temáticas). Um pouco de calor, com esta máscara no local de trabalho, mas chega-se ao fim e pode sempre dizer-se, ou ouvir-se: Tiramisú! Ou será: Toma-a tu?

6 comentários:

  1. De vez em quando, refugiamo-nos todos na camuflagem... será que se a Manuela Moura Guedes tivesse usado uma mascara anti-gripe,na passada sexta-feira, alguém a teria reconhecido?

    ResponderEliminar
  2. Só nos faltava mais esta! Na minha escola está tudo aflito para dar cumprimento a um plano de contingência que nem é exequível, nas condições do nosso agrupamento! Depois recomenda-se aos alunos que tragam toalhetes de desinfecção, quando eles nem o caderno diário trazem, na maioria das vezes...é de ficar com os cabelos em pé! Até recomendam um local para os alunos lavarem as mãos à entrada da escola...Estão a ver as filas às 8.20 da manha? Quem é que pensa nestas medidas iluminadas?
    Está tudo a ficar exausto e o ano ainda nem começou...enfim!

    ResponderEliminar
  3. Ao menos na minha escola nem se fala da gripe A!!!

    Só nos disseram em tom de brincadeira que teríamos de trabalhar de máscara...

    Estou para ver aqui a JS com pinta de enfermeira!

    ResponderEliminar
  4. Eva,
    É como dizes, só que alguns não escondem... A MMG com ou sem, não passa despercebida! Nesse dia falou-se menos do H1N1..;)

    Diabinhos,
    Isto é tudo um pouco(ou muito) ridículo!! Pode ser que fiquem alguns hábitos de higiene...

    JS,
    Pode-se sempre brincar aos médicos e enfermeiras!!!Já pensei em pintar um :) na minha máscara!!!
    Se puder mande uma PIC com máscara.

    ResponderEliminar
  5. Cada um mascara-se como quer, eu odeio mascarar-me mas faço-o por amor.
    Na realidade, estou e comentar a partir de um paquete em pleno Mar Mediterrâneo e ninguém pensa nisso.

    ResponderEliminar
  6. Olá Maria Teresa,
    Boas férias! Eu estou na Baía de Cascais, a aguardar o meu barco...

    ResponderEliminar

Hmmm! Let's look at the trailer...