Oncle's Facebook

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Paradigmas do Turismo. A excepção confirma a regra

Recordo, há algum tempo, uma sessão sobre turismo alternativo (ou seria sustentável?), numa escola superior, cujo nome esqueci (o Al....). Ligado a estes lides, mas afastado das académicas, não represento por isso qualquer risco lectivo ou de concorrência, e talvez por isso lá se lembraram de convidar o Tio para falar de Turismo de Saúde.

Para introduzir o tema, lembrei-me de dar como exemplo de modelo já esgotado o célebre SSS (Sea, Sun and Sand), e como seria uma alternativa mais sustentável e diferenciadora, o LLL Lore, Landscape e Leisure.

Depois de enquadrar a mais valia diferenciadora do Turismo de Saúde, chegamos à fase das perguntas. Muitos alunos na plateia, alguns docentes. Uma senhora, percebi mais tarde que seria docente, pergunta-me qualquer coisa sobre o quarto S, o sexo, como variável importante no desenvolvimento dos destinos turísticos. Deduzi que este assunto seria recorrente, pela reacção da plateia...

Várias possibilidades me surgiram imediatamente para responder a esta questão. Acabei por encontrar uma reposta com alguma graça, do tipo sim, é importante, muito importante (pelo menos para mim, sublinhei), mas talvez não seja relevante para a escolha do destino. Toda gente achou imensa graça à piadinha, à insistência no muito importante e na mensagem implícita mas...

Não estava errado, mas não estava completamente certo. Pode não ser relevante para a escolha do destino e claro que é importante. Mas quem disse que o modelo estava esgotado é que se enganou.

Pelo menos na minha praia preferida, sem Internet, de férias do Toshas, a tostar ao Sol, com aquele Mar e aquela Areia tenho tudo o que preciso, e todos os LL que me lembrar...A começar por Luz, passando por Lima (da caipirinha) e a acabar na Lua.

2 comentários:

  1. Caro Tio

    Vejamos se entendi:
    -o sexo é importante (V)
    -o sexo devia estar contemplado, de um modo relevante, nas ofertas de destinos turísticos (F)
    -o Tio conseguiu transmitir esta ideia (V ou F)
    -o Tio de férias usufruiu das duas primeiras proposições, pela afirmativa, e de muitas mais (V)

    MUITA GENTE DEVE ESTAR A ROER-SE DE INVEJA!!!!

    ResponderEliminar
  2. Cara Maria Teresa,

    Acho que teria mais de 20 valores num teste de lógica!!!
    Mas, de facto não sei a resposta à penúltima pergunta e não posso responder à última. Mas que teve, graça teve... Terei qe lá voltar para poder responder (e se acham que quero voltar para o ensino?).

    Mas não me parece que alguém se tenha roído. Eu peno menos não dei nenhuma dentada em desconhecidos, por causa do H1N1,claro.

    ResponderEliminar

Hmmm! Let's look at the trailer...