A tiologia é um ramo do conhecimento que estuda os tios e as suas relações. Por vezes esta ciência pouco exacta mas com muitas regras, a que alguns chamam etioqueta é confundida, erradamente, com a tiocracia ou com a tiosofia.
Acontece que tiocracia, como o nome indica, resulta do grego kratos, poder, e de tio (que também tem origem grega, claro). A tiocracia é o governo dos tios. Ou seja, uma forma de governo onde o poder político é exercido por um grupo de tios. Mais uma vez se deve usar do maior cuidado para não confundir “governar” como a forma reflexa “governar-se”. Os tios não se governam a eles próprios, nem na forma reflexa nem no conteúdo, antes governam os outros. E qualquer alusão ao QI (acrónimo de Quem Indica), como fundamentação das escolhas é vivamente desaconselhada. O governo normalmente faz-se de forma indirecta, onde temos que salientar, pelo mais elementar sentido de justiça, o relevante papel das Tias nesta gestão discreta de destinos e recursos. A graça com que não dizem, mas sugerem, é uma capacidade rara e original desta espécie, como por exemplo: Apetecia-me um banho de mar … na Sardenha. Ou: Que saudades tenho daquele verão em … Monte Carlo. São meras frases que transformam o mais sisudo tio num paladino incansável na satisfação destes desejos.
Tiosofia, é o manual de conduta, o livro vermelho, a bíblia dos tios. Pertencer a esta casta é um desiderato de muitos, mas a que poucos, em verdade, conseguem chegar. Os tios como alfa e ómega da civilização, é o dogma desta tibo. Uma maneira simples de ver, e viver, a vida. Os que aderem a esta filosofia de vida, designam-se por tioffosi. Arquétios, são os modelos de comportamentos que fazem parte do inconsciente colectivo desta classe (oh tio Jung, o tio tava com toda a razão…).
Tiogonometria, como o nome indica é a disciplina que estuda os tiângulos, as relações entre os lados e os ângulos nos tios. O tiângulo recto é mais difícil de encontrar apesar de ser neste caso especial que têm origem todas as relações. O Tiorema de Tiantónio, que cito, é um exemplo desta ciência: ”A soma de um tiângulo rectângulo com um escaleno, origina uma figura geométrica conhecida como quadrada e um segmento de recta”.
Tiopologia, é a ciência que estuda as formas dos Tios, com vista a obtenção de categorias, uma espécie de taxonomia tiana.
Tiorema é uma verdade, evidente para os todos os Tios, mas eventualmente de difícil compreensão para o comum dos mortais que têm que a aceitar como verdadeira, mesmo que tal não pareça e mesmo que a demonstração não seja consequente.
Tiologismo é um dos raciocínios muitas vezes usados para demonstrações, desnecessárias, de Tioremas.
Está neste momento em curso a publicação de um Tiocionário com toda a terminologia desta ciência, também por vezes referida, por alguns autores, como “cientiologia”.
E hoje fico por aqui. O fim-de-semana já tá ai e tio tem pograma. Sim a falta do “r” é de pepósito, tá a ver?
Felizmente que há Tios e Tios, Tias e Tias.
ResponderEliminarEspero que o meu rico Tio não seja o do pogama, é que tá a ver, aqui a sobrinha é alérgica às titias lol
Bjos
Isa,
ResponderEliminarEm tempos idos fiz uma taxonomia de tias...Quanto às ttias (um t é plebeu), não posso dizer que gosto ao pequeno almoço ou à sobremesa, porque podia ser mal interpretado... Se tiver tempo leia este post, que agora não encontro os outros 2 anteriores. Um beijinho grande para a minha sobrinha Isa!
http://empresaportuguesa.blogspot.com/2008/05/trs-tristes-tias-3.html
Agora vou fazer o almoço que já estou atrasada (culpa da net);)mas depois, vou lê-lo de certeza.
ResponderEliminarBjos
Muito bom, Tio! Muito bom! :)
ResponderEliminarrssssssssssssssssssssssssssssssssssss dava jeito um tiocionário às vezes... Can't stop laughing...big kiss
ResponderEliminarTulipa,
ResponderEliminarObrigado!
Bjs
Eva,
Às vezes até é preciso.., Peciso, desculpa!
Bjs