Oncle's Facebook

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Blitzreisen

O meu alemão está cada vez pior mas, curiosamente, cada vez que faço uma destas viagens tenho a sensação que me entendo melhor nestas paragens, onde me desloco com alguma frequência... Desta vez um dia em Essen, outro em Düsseldorf e os outros dois a pastar entre um lugar e o outro. Foi a minha primeira viagem a terras do Onkel Hans (se os states têm o Tio Sam, então....) no Natal. E tenho que dizer que gostei desta época do ano, apesar de não ser um fã do Natal e achar os preços demasiado inflacionados...Trazer recuerdos não é o meu forte, mas na indispensável visita ao weinhachtsmarkt, à noite, pude finalmente perceber o porque de Essen se autodesignar “Die verkaufen stadt”.

Esse mercado ao ar livre onde se podem encontrar desde casas para pássaros a elmos e espadas medievais (este revivalismo também tem a sua graça), entre bratwurst, flammkuchen e, claro, montes de cervejas, mas também o glühwein e a kirshbier (bem quentes) é o máximo. Não podia imaginar, passar horas na rua, em pleno Ruhr na conversa, de copo na mão com temperaturas abaixo de zero (só por fora…), mas foi delicioso. Foi uma descoberta sensacional e mesmo no centro da cidade a dois passos do Lichtburg (com os seus pergaminhos de oitenta anos na história do cinema alemão), do Mövenpick Hotel e da Hauptbanhof. Very convenient...

A incursão pela noite e uma festa de anos e, deixaram-me com a certeza que tudo se acentuou para aquelas bandas e precipitou a vontade de voltar a Berlin, ASAP.
E esta história toda é para justificar a ausência das lides, como se a louca velocidade de 340 kbs da Internet para downloads e de 39 para uploads que tenho com frequência, la na Montanha, não bastasse...Ou fosse alguém pensar que andava nas compras Prenatal. Ansioso pelo Reveillon, sim.

3 comentários:

  1. Nunca fui à Alemanhã! E esta hein! Já passei foi algumas horitas, em trânsito, no aeroporto de Frankfurt, e mais do que uma vez.
    Que inveja...
    Abracinho

    ResponderEliminar
  2. Sempre que desapareces muito tempo, estás em viagem...we get it! O único local que me lembro de ter visitado na Alemanha, foi uma pequena cidade(na altura, agora não faço ideia), chamada Minden, perto de Hannover onde o meu pai foi a uma feira, que me fez lembrar Santo Tirso , por ser tão agradável e florida :)))))))))De resto, não vi mais nada!!bjo

    ResponderEliminar
  3. Maria Teresa,
    Também lá passei umas horitas, em Frankfurt :( ...
    Schleswig-Holstein foi a minha última descoberta, em particular a ilha de Fehmarn, onde até se pode apanhar um ferry para a Dinamarca. Vou com alguma frequência a Dusseldorf.
    Bjs

    Eva,
    Ando com muita vontade de ir a Hannover, mas não conheço:(
    Não é fácil ser turista na Alemanha!
    Bjs

    ResponderEliminar

Hmmm! Let's look at the trailer...