Oncle's Facebook

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A primeira vez



Estamos em altura de eleições e vale tudo. Aliás não vale nada. Neste cenário onde o centrão se impôs, é quase absolutamente indiferente quem disputa as eleições e quem as vai ganhar. Ficamos antecipadamente com a certeza que, no domingo à noite todos os leaders, chefes de fila e restante matilha dirão: Ganhámos as eleições! A justificação de cada um será, naturalmente, diferente. Na segunda-feira todos os jornais repetirão os discursos de Domingo, publicando resultados detalhados e extensas análises. Felizmente segue-se a terça-feira e já tudo terá terminado. Antevejo apenas alguns protestos, para justificar algumas posições que vão acabar em derrota, nunca reconhecida.

Enfim, tudo na mesma desde que o povinho adormece à sombra das telenovelas, vê o Benfica (ou qualquer outro club excepto o Sporting, Belenenses, Académica e, talvez, o Atlético), vibra com a selecção portuguesa a ganhar, chora com as catástrofes naturais alheias e vê cinema a devorar pipocas enquanto pergunta, com a boca cheia, à mais que tudo: Queres?

Não sei quando morreu a iniciativa, a vontade ou a inteligência. Deve ter sido há muito, porque não há centros interpretativos, para serem apreciadas pelo povo estas três virtudes não teológicas. Tiológicas, claro. Também não há museus dessas coisas, por isso não deve ter sido assim há tanto tempo.
Aprecio a originalidade, mesmo que irreverente, ou deslocada. Estou, em part-time, numa cidade a que já chamei a capital do maugosto político em Portugal. Alguns dos candidatos esforçam-se seriamente por continuar a merecer esse título, a avaliar pela última campanha. Outros são bons rapazes e puros de intenção.

Outras terras que não as minhas, lá para o Douro que tanto aprecio, esforçam-se por chamar a atenções de forma original. A primeira vez é o título deste vídeo que publico, retirado duma campanha eleitoral. Nem sei que partido é, mas tem piada.

Apetecia-me escrever algo sobre “a primeira vez”. Variações sobre a primeira vez, A primeira vez em Tiologia, ou A primeira, será de vez, poderiam ser alguns títulos de textículos sobre o assunto. Tenho escrito pouco, bem sei, mas como estamos em época de eleições, fértil em promessas, sinto-me compelido a fazer algumas…Cumprir é outra coisa diferente, que se verá a partir de segunda-feira.

Votem, sff. Mesmo que não seja a primeira vez. Normalmente gosta-se mais das seguintes…


 

6 comentários:

  1. É incrível como se usam os truques mais inimagináveis para o apelo ao voto! Cansa, isto!

    Abraço, querido Tio! :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ó Malena... esta até tem alguma graça!
      Ontem fartei-me de rir com umas imagens que vi na televisão onde uma equipa de reportagem acompanhava um grupo de pessoas a fazer campanha eleitoral num mercado municipal O repórter de imagem acompanhava de perto o senhor que ia com o megafone e tecer elogios ao candidato à Câmara daquela localidade... só que na hora de dizer "e no dia 29 votem em fulano de tal..." saca do bolso de uma pequena cábula onde lê o nome e assim desengasga o apelo que tinha ficado a meio por ele nem saber sequer o nome do candidato!!

      :))))

      Beijinhos minha linda!

      Eliminar
    2. Abraço querida Malena,...Sabes que as moscas não se apanham com vinagre....Nem à primeira vez elas caem .

      Eliminar
    3. Afrodite, Dizem-me que há pessoas que precisam de livro de instruções. Esse é um candidato prevenido...

      Eliminar

  2. E pronto... era aqui, bem no fim do pequeno filme que entrava o Diácono Remédios a dizer... «Não habia nexexidade!!»...

    Cá em casa já me tinham contado de que havia por aí uma polémica acerca de uma campanha a que tinham até apelidado de "campanha pornográfica"...
    Mas só agora é que tive oportunidade de ver com os meus olhinhos!

    Ligo pouco a política, como sabes, apesar de não me alhear completamente. Por isso, no dia 29 lá estarei... só que não será a minha primeira vez!


    Beijinhos bisados
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As seguintes são sempre melhores...
      Beijos muitos, mas não repetidos...

      Eliminar

Hmmm! Let's look at the trailer...