quarta-feira, 13 de junho de 2012

Estamos Devidamente Phodidos



Avaliei mal o tratamento que os clientes iriam receber numa situação de Monopólio ou Oligopólio gerida por pessoas com poucos escrúpulos e notória deficiência de competências comerciais. Hoje senti, na pele (refiro-me à carteira), tudo isso. Errei por pensar que uma empresa tinha sido devidamente phodida. Nós, clientes, particulares e empresas, é que fomos devidamente phodidos e de forma sistemática e repetida…Nos últimos tempos apenas se acrescentaram requintes de malvadez, com umas notas de puro sadismo à mistura, envolvidas em tecnologia, para dar o sabor agridoce.

Então aqui vai a história de um dia que começou com um papel debaixo da porta de um dos locais onde trabalho. Abri a porta, agarro no papel e percebi que tinha trabalhar em ambiente romântico, à luz de velas… Telefone teria que ser o móvel e internet, népias! Confesso que a estas duas últimas situações de falta de telefone e internet, já estou habituado, pelos constantes roubos de cobre lá do sítio. Reflectindo melhor, esta importância crescente do cobre, deve ser uma explicação para as dificuldades em cobrar o que nos devem. Para a dificuldade de cobrar e também para a existência de tantos cabrões, perdão cobrões no nosso país.

Voltando ao assunto, percebi que teria que pagar uma multa a que deram o simpático nome de taxa cujo valor é cerca de metade do valor que devia ter pago um ou dois dias antes. Sim, 50% mas dizem-me que a taxa é igual para todos, como que a descansarem-me para a evidente justiça desta medida…

Tento pagar com o cartão, mas não pode ser porque a fatura já está vencida. Fatura e fartura de prepotência, de quem se agiganta para os pequenos e se encolhe para os grandes. Numerário era a opção disponível para criminosos como eu, que atrasam os pagamentos à empresa do um anúncio de gosto mais do que duvidoso, com crianças. Fui simpaticamente informado da existência nas imediações, por graça de Deus e da banca, de um multibanco onde podia levantar o dinheiro para satisfazer a vontade glutona do prestador deste belo serviço. Também fui informado que poderia pagar com cartão num agente, não na casa mãe…Vejam só que queridos! Os outros que fiquem com os custos financeiros das operações com cartões de débito e crédito, agora arrumados na conta 62 por via da aplicação das novas normas internacionais de contabilidade. Quem podia negociar estas comissões não o faz…

Levantei as notinhas, regresso ao local e toca de as meter, uma por uma, numa ranhura, ao mesmo tempo que o visor me vai mostrando quais as notas que posso por e quanto falta pagar…Muito inteligente. Durante este processo ainda fui dizendo que daqui a algum tempo nem precisavam de pessoas naquele balcão. As máquinas tratavam de tudo. Não tive resposta porque deve ter acertado nalgum órgão fundamental.

Valeu menos a confirmação da retoma da prestação do serviço no prazo de 24 horas, depois de meter as notinhas. Confirmaram-me que depois de ter colocado as notas na simpática máquina, e de ter sido emito o recibo, era gerada automaticamente uma mensagem para a equipa que tão diligentemente me tinha cortado a energia…Suponho que a mensagem dirá “Voltem, que estão perdoados!”, ou qualquer coisa do género.

9 comentários:

  1. Meu amigo, quase que podia ser o enredo de um filme de terror este seu post :(
    Realmente estamos Phodidos e mal pagos ;)

    Haja paciência!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fê,
      É o que me anda a faltar...Há tempos tive um crédito que durou dois meses. Agora porque não paguei 59 euros acabei por pagar 90!!!
      Valeu porque ainda deu história!
      Bjs

      Eliminar
  2. 50% de multa... assim deve chegar para os funcionários da EDP poderem ter a electricidade mais baratinha e até já a tiveram de borla... Nestas alturas, tiramos qualquer dúvida de que pertencemos, mesmo, à espécie da base da pirâmide... a do mexilhão... lixado ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isa,
      A tal taxa são 29 euros, ou 27...Independentemente do valor da factura..E dos créditos que possas ter tido antes, ou de seres cliente há anos e anos...É assim, mexilhões somos!
      Bjs

      Eliminar
  3. Tio, esses 50% de multa vão servir para pagar a electricidade desnecessariamente gasta a mais na minha escola, pois hoje, e para esse efeito, colocaram uma TV, que ainda vinha embrulhada em plásticos, par que certo evento pudesse ser visionado. A escola não tem TV em mais lado nenhum nem nunca teve desde o dia em que lá fui colocada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pseudo,
      Ainda vamos voltar à Telescola...fica mais barato! Um porfessor para todas as turmas. E com a continuação fazem como no Hospital de Faro: Queres ver televisão, põe uma moeda. Os alunos que venham munidos!
      ;-)

      Não me digas que foi para ver o Europeu de futebol?

      Eliminar
    2. Queria dizer professor...o erro não se deve ao sistema de ensino, mas à pressa ;-)

      Eliminar
  4. E assim vai o mundo. As grnades empresas podem fazer o que querem...

    ResponderEliminar

Hmmm! Let's look at the trailer...

Siga o Tio pelo e-milio