Oncle's Facebook

sábado, 12 de julho de 2014

Samba e Valsa, da dança ao terramoto. Das Erdbeben!


Levanta-te, já são oito diz uma cidadã brasileira ao seu companheiro de cama que, estremunhado lhe pergunta: O quê, entrou outro golo?

As réplicas do terramoto germânico no Brasil são muitas, surgiram por todo o lado e, apesar do tradicional humor brasileiro, vão deixar marcas. Somos irmãos: Estádios a mais, disparate a mais, despesas sumptuárias e para fazer fraca figura…Acho que leses também são bons no humor!

Uma simples explicação tiológica sobre o jogo diria que o equipamento usado pela Alemanha tem as cores do leão olhanense, o rubro e negro da equipa da minha terra foi determinante. O Brasil com o seu equipamento amarelo, a lembrar a doença ou o Paços de Ferreira (o amarelo do Estoril deve ser mais giro), nunca teve hipóteses.

Também é verdade que o Scolari deu uma ajuda no resultado, mas isso não pesou. Se os teutões tivessem aparecido com aquelas fardinhas brancas imaculadas, não teriam chegado aos cinco. O equipamento assustou os brazucas!

Mas nada é assim tão simples. Há uma explicação alternativa ligada à dança. A alegria contagiante do Samba, não distraiu os alemães da sua tão tecnicamente exigente valsa vienense. Nesta perspectiva, a Áustria é aquela espécie de Alentejo e Algarve independente porque nós deixámos, uma maneira de se poder ir ao estrangeiro e falar a mesma língua…Por isso a valsa vienense é alemã!

Ora, entre esta valsa e a inglesa, prefiro de longe a última. Ritmo mais lento, mais tranquilo, mais subtil e figuras mais graciosas…

Para domingo espero que o improviso e a sedução do Tango Argentino, a que me rendi há alguns anos, desconcentre os adversários e os ponha aos pulinhos tipo polka!

Eu que não percebo nada de futebol, e torci pela Alemanha desde que nos ganharam, fui hoje recordado com precisão germânica que, em 1990, a final foi entre a Argentina e Alemanha, que ganhou 1-0.

E ainda bem que é já Domingo que acaba esta tourada, para voltarmos ao nosso Fado do dia-a-dia. E eu que prometi que não falava do mundial!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Hmmm! Let's look at the trailer...