Oncle's Facebook

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Liofilizado e Layoffilizado



A liofilização consiste na desidratação das substâncias, sendo a água retirada por sublimação, no vácuo. Deste modo evita-se a evaporação e a consequente perca de matéria que se pretende conservar. Este processo usa-se quando se pretende conservar as substâncias por mais tempo ou reduzir-lhe o peso, para o transporte, por exemplo.

O lay-off é uma medida que permite salvar algumas empresas, reduzindo-lhe o peso da massa salarial, um custo fixo típico. Também há sublimação, não a passagem do estado sólido ao gasoso, mas a sublimação-redenção dos males, por uma simples confissão. Custa um bocadinho e depois passa…Também há vácuo, o vazio de ideias alternativas, quiçá para evitar perder alguma parte de massa cinzenta, com receio de a desgastar pelo uso…

Hoje, envolvido nesse processo, havendo alternativas mais saudáveis e proveitosas à conservação e até ao desenvolvimento da substância base do planeta Marte, senti que somos todos pó e em cinza nos vamos transformar…Mas nem todos os pós são iguais. Há uns pós que são de arroz, outros de madeira, vulgo serradura, outros limalha, de aço duro e, finalmente, outros pela falta de textura e consistência devem ser uns pós de merda. Não confundir com uma merda de pós! Mas no fundo, todos seremos cinza dentro em breve…

E como dizem os meus amigos do outro lado do Guadiana e do Minho: Hoy estoy cenizo…Será por antever o que nos espera?

Encho um copo de água e coloco-lhe dentro um caramelo de Coca Cola e outro de Bacardi. Pode ser que passe e consiga passar mais um dia, seja em Cuba ou em Marte. Ao som de uma salsa ou de outra coisa qualquer. Ajuda a esquecer e o tempo passa mais depressa. Será mesma coisa? Não sei, amanhã digo.

6 comentários:

  1. Amanhã venho ver o resultado, estou curiosa, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. amiga da onça,
      lamento desiludir-te mas o amanhã é mais longe do que eu julgava!
      Terás que voltar noutra altura se quiseres saber mais novidades...
      Agradeço a visita e espero que voltes!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Veruska!
      :-)
      Sei que me compreendes...O problema do nosso país é um problema
      de gestão, de leaders, de chefias. Infelizmente são fracas!

      Eliminar
  3. O termo liofilizado é-me bastante familiar. Sou vegetariano e as algas que costumo comprar são extremamente leves. Muito mais leves que o dinheiro que tenho que pagar por elas. O outro termo, felizmente, nunca bateu à minha porta. Mas nunca se sabe. Num país governado por loucos tudo pode acontecer.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  4. L.O.L.
    Sei bem o peso em euros dessas coisas vegetarianas! Estamos todos cada vez mais loucos...
    Um Abraço

    ResponderEliminar

Hmmm! Let's look at the trailer...