Oncle's Facebook

domingo, 28 de março de 2021

O Palhaço, o Circo e o Mundo

 

O Dia do Pai é sempre um dia difícil para mim, desde que há uns anos, neste preciso dia, enterrei o meu próprio Pai. Antes disso, vivi-o como filho e também como pai, sempre com muita alegria, como todos os pais jovens ou adultos, com pais idosos.

Hoje particularmente recordo o que deve ter sido uma das minhas primeiras idas ao circo, ao Circo Krone. Não sei se era o original alemão, de Munique, uma filial ou, simplesmente coincidência, mas era um espectáculo impressionante, pela quantidade de actividades.

Em particular recordo duas situações que me impressionaram imenso: As feras, leões e tigres, em número verdadeiramente impressionante, e os palhaços, de que tive imenso medo.

Ainda hoje, confesso, não acho grande graça à maior parte das palhaçadas mas aquele número do palhaço rico e palhaço pobre não o consegui ver mais, apesar de acabarem como amigos a cantar e a tocar em conjunto…

O palhaço rico, todo vestido de branco, com a cara completamente pintada de branco, o típico chapéu em forma de cone, as meias brancas até ao joelho, a gozar, com o palhaço pobre, com uns sapatos encarnados, gigantes, calças amarelas aos quadrados, um casacão azul forte e, para terminar, uma T-Shirt às riscas encarnadas e um chapéu ridiculamente pequeno... Foi uma imagem que retive, durante muitos anos. Lembro-me de ter tido imenso medo e do meu Pai, para me tranquilizar ter dito que os palhaços eram pessoas, que tinham a nobre profissão de divertir os outros, apesar de, muitas vezes, estarem tristes, ou até a sofrer com os seus próprios problemas…

Hoje recordo essa noite, porque talvez seja essa a minha missão. Independentemente dos meus problemas, gosto de divertir toda a gente, e não me faço rogado para uma graça, elogio ou frase motivadora. Está-me no sangue, confesso, e apesar de me entristecer ver que por vezes não sou bem compreendido, insisto neste meu propósito de levar a boa disposição a quem puder.

Fica aqui o meu desabafo de filho e de pai, neste dia tão simbólico!

E até breve, fica prometido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Hmmm! Let's look at the trailer...