Está aí a chegar o Réveillon. Ano Novo e para alguns, novos
projectos, novos desafios, novos sonhos. Para outros nem tanto. Até lá, ainda
temos pelo meio uns dias de festa e todos os hotéis se apressam a enviar os
seus programas…
À medida que essa variedade de ofertas vai entrando pelo email,
uma dúvida se adensa no meu espírito: O tratamento VIP no quarto à chegada. O
que pretenderão dizer com estas palavras mágicas que despertam o lado mais
lascivo e extravagante deste típico português?
Tratamento VIP no quarto à chegada. Há o tratamento, em si, mas
também a questão do quarto e da chegada. Se é assim uma coisa tão boa, não
seria melhor dá-la à saída, para ficar uma boa recordação no cliente? Não seria
mais agradável um Tratamento VIP no quarto à saída? Preferem correr o risco de
fazer o tratamento à chegada, e essa boa impressão se desvanecer com a estada?
Ou não confiam na qualidade da oferta?
Das consultas que fiz sobre o tema, cheguei à conclusão que
o tratamento VIP, na maior parte dos casos, consiste na colocação de umas
frutas no quarto. Ora, com a polémica gerada pelas frutas que um conhecido
Presidente de Clube de Futebol enviava para os árbitros, mais se adensa o
mistério … Serão essas frutas do mesmo género?
Resolvi insistir, saber mais sobre as frutas. Seriam
tropicais, perguntei a medo, mas com a esperança que a resposta fosse um
sugestivo sim… Não. São frutas da época, responderam-me rapidamente. A decepção
foi contudo amenizada por uma réstia de esperança: Se quiser frutas tropicais é
um extra do Hotel, o hotel tem Room Service, mas aí já vão descascadas e
preparadas… Visualizei de imediato o quarto com as frutas tropicais descascadas
a aguardar pacientemente. Confirmei a reserva, o extra, o late check-in (não
fossem as frutas ficarem secas de tanto esperar) e sexta-feira estou em marcha
para esse Éden da hortofloricultura hoteleira.
À chegada pedem-me o Cartão de Cidadão, o BI, telefone
(outra vez?) etc. Pergunto pelo tratamento VIP, enquanto me pergunto a mim
próprio a razão de repetir todos estes dados, até que finalmente me dão o Key
pass e a chave do quarto. Aleluia! Vou descobrir finalmente esse tratamento VIP
no quarto.
Ansioso por chegar ao quarto, atiro-me para o elevador,
quase chocando com outros hóspedes com cara de quem lhes tinha corrido mal o
jantar. Finalmente, abro a porta, coloco o cartão no economizador, as luzes
acendem-se e vejo, em cima da mesa, as frutas.
Numa cesta velha e demodé uma maçã farinhenta, de certeza, aguardava
pacientemente que alguém a comesse. Ao lado, num prato, lascado, envolto em
plástico aguardava, placidamente, uma manga cortada em fatias finas. Uma
garrafa de água de 0,33, também de plástico, acompanhada por um copo do mesmo
material, vigiava as perigosas frutas.
Aí estava o Tratamento VIP no quarto à chegada…E também a
razão porque o fazem à chegada e não à partida! Sugiro que mudem o nome deste
serviço urgentemente. Ou será esta uma maneira pouco discreta de nos dizer que
VIPs, só de nome?
Claro que esse tratamento vip depende muito do preço... quanto mais pagar o vip, maior será a quantidade, a variedade da fruta e a qualidade da água, Evien ou um jarro de água da torneira... colocarem ou não, um chocolate na almofada quando vão abrir os lençois, pôr o pijaminha sobre a cama (quanto mais vip menos tem que se cansar lol), tudo varia muito porque não há nada que não seja pago, presumo até que nos tempos que correm e com tantos impostos, a maçãzinha farinhenta vá ficando cada vez mais cara e, nesta altura, de "vacas magras" alguns, devem debater-se entre aumentar preços ou cortar nas despesas, pouco deve faltar para pedir ao vip que leve os lençois, uma mantinha e faça ele a cama... para cortar na despesa dos funcionários e da lavandaria lol
ResponderEliminarBjos
O melhor era o Vítor Gaspar chamar um destes criativos dos Hotéis para lhe escrever os discursos... Não podendo ser eu, claro!
EliminarBjs
Que decepçãO! Dá direito a reclamar. Publicidade meio-enganosa! : ))
ResponderEliminarCatarina,
EliminarPara a próxima peço o livro das reclamações!
Oh, Tio dos All Garves...
ResponderEliminarTratamento VIP tive eu aqui, que me fartei de rir...Eheheh
Ai, querias fruta igual àquela que davam aos árbitros? Tropical e já descascadinha, pronta a saborear??? lol
Devias ter pedido o livro de reclamações, Tio! Para comer maçã farinhenta, oferecida num prato lascado, tinhas ficado noutro lado! :)))
Vão lá enganar o raio que os parta, ora!!
Beijos.
Janita,
Eliminar;-)
Pois, devia ter pedido o livro, se bem que nestas coisas da fruta (e noutras) prefiro os produtos nacionais! Farinhentas e com cpó, também não me seduzem muito..
O que tem graça são os anúncios...
Bjs
São chamarizes publicitários.
ResponderEliminarAs vendas nunca primaram pela honestidade.
Ai que vou ter os comerciais todos à perna.
Mas, o Marketing até é curso superior.
Beijinho
Pérola,
EliminarNão digas mal do Marketing... Ele não tem culpa. A rapaziada que cria estes frases lapidares é que é tonta. Um pouco como o nome dos pratos: Lâmina de vazia em berço de batata palito, com cone de arroz e sol de ovo. Pronto Aqui está o que podia ser um bitoque. Ou Bife com ovo a cavalo, como dizem na também minha querida cidade do Porto, que tão generosamente me acolheu, há uns anos. Acho que a tradução ficaria algo como egg's sirloin riding ;-))
Bjs
Um Sportinguista?
ResponderEliminarPensei que era a única (herança do pai) e em vias de extinção.
Beijinho
Pérola, somos poucos mas bons ;-) E dentro de 10 ou 15 anos podemos voltar a ganhar um campeonato. Pressa para quê!
EliminarBeijinhos e boas entradas
Que tal um chocolate preto e uma garrafa de espumante? :)))
ResponderEliminarBOAS FESTAS, tio favorito da blogosfera! :))
Beijinhos
Malena,
EliminarComo me conheces :-)
Festas Boas para ti também!
(e como fiquei muito mais feliz só por dizeres que sou o tio preferido da blogosfera :-D)
Beijinhos
Afrodite,
ResponderEliminarU Natal Feliz para ti também, com muitas Festas e Boas!
Beijinhos